São Paulo cria câmara de energia para incentivar uso de gás natural

16/03/2004 - 17h45

Fabiana Uchinaka
Repórter da Agência Brasil

São Paulo, 16/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Depois de meses de trabalho com a Petrobrás e o Ministério das Minas e Energia, o governo de São Paulo criou hoje a Câmara de Energia/Gás Natural. A iniciativa busca ampliar o uso do gás nas atividades industriais e como combustível de veículos coletivos.

Entre os parceiros estão a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e três distribuidoras de gás natural que atuam no estado, Congas, Gás Brasileiro e Gás Natural. A indústria automobilística também se comprometeu a engajar-se no projeto, criando veículos que possibilitem a utilização de três tipos de combustíveis: gás natural, gasolina e álcool.

Da mesma forma, os governos municipal e estadual estão realizando testes em alguns de seus ônibus para que, em breve, toda a frota passe a circular utilizando gás natural. Isso diminuiria drasticamente a emissão de poluentes na atmosfera, causada pelo diesel.

A troca por veículos híbridos é demorada, por isso a idéia é começar com ônibus e veículos de carga leve e, posteriormente, passar para os veículos de passeio. Hoje, cerca de 300 postos de gasolina em São Paulo vendem gás natural veicular e esse número deve aumentar para atender a nova demanda.