Porto Alegre, 16/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O delegado da Polícia Federal do Rio Grande do Sul, Leandro Daiello Coimbra, está em contato com seus colegas fluminenses, para definir a transferência do empresário Sérgio Augusto Naya para o Rio de Janeiro. O ex-deputado federal, que está preso na Superintendência da Polícia Federal em Porto Alegre, foi detido no Aeroporto Salgado Filho, quando tentava embarcar para o Uruguai, por causa do mandado de prisão preventiva, decretado na semana passada pela Justiça do Rio.
Segundo o delegado Coimbra, Naya foi identificado no Sistema Nacional de Procurados e Impedidos, pelo Grupo de Fiscalização de Tráfego Internacional do aeroporto. Ele não foi ouvido pelos policiais gaúchos e só deverá prestar depoimento no Rio, para onde deverá ser transferido ainda hoje. O empresário, está com os bens bloqueados como garantia de pagamento das indenizações das vítimas do edifício Palace II, de sua construtora Sersan, que desabou em 1998. Ele é acusado de forjar documentos para a venda de uma fazenda em Minas Gerais.
O advogado tributarista João Carlos Escosteguy afirmou que Naya não estava fugindo do país, mas que iria ao exterior negociar um empréstimo de US$ 5 milhões para pagar indenizações às vítimas do Palace II. Ele garantiu que Naya voltaria ainda ontem ao Brasil e disse que o empréstimo já havia sido buscado, mas negado, nos EUA. As indenizações às vítimas do Palace II são avaliadas em R$ 50 milhões.