Governos do Rio e de Cuba assinam acordo reforçando cooperação no Combate ao mosquito transmissor da dengue
Rio, 16/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os governos do Rio de Janeiro e de Cuba assinam nesta quarta-feira, no Palácio Guanabara, novo protocolo retomando acordo de cooperação técnica e comercial na área de saúde, com destaque para o controle da dengue, doença transmitida pelo picada do mosquito aedes aegypti. Como conseqüência direta do acordo, o governo Fluminense receberá ainda este mês a primeira de três remessas do novo larvicida biológico produzido em Cuba e que é considerado ideal para utilização em água potável.
Segundo informações do site do Palácio Guanabara, o produto é em gotas, não tóxico, sem cheiro incolor e facilmente aplicável em qualquer recipiente ou reservatório. O produto será distribuído já a partir do próximo mês a moradores de localidades da Região Metropolitana, onde costuma ser grande a incidência da doença.
Em nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o produto já vem sendo utilizado desde março de 2002, especificamente no bairro de Botafogo, onde o índice de infestação pelo aedes aegypti, que era superior a 9%, hoje é inferior a 1% - "percentual aceitável".
Em abril o governo do estado começara a distribuir 3.195.216 frascos-gotejadores de 30 mililitros – adquirido por cerca de R$ 9 milhões – e que poderão ser aplicados em mais de um milhão de residências por um período de seis meses. (Nielmar de Oliveira)