Marcha dos prefeitos chega hoje a Brasília

16/03/2004 - 8h11

Iolando Lourenço e Raquel Ribeiro
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Cerca de 2 mil prefeitos de todo o país chegam hoje ao Distrito Federal para a VII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Para este ano, a pauta é extensa. O tema do evento é "A Federação e o Poder Local como fatores de desenvolvimento social e econômico". Os debates vão revelar interesses distintos entre grandes e pequenas cidades. Todos, porém, buscam os mesmo objetivo: aumentar os recursos a serem administrados.

Realizado desde 1998, o encontro dos prefeitos apresenta ao país as preocupações dos administradores dos quase 5,9 mil municípios brasileiros.

Coordenador-geral da Frente Nacional de Prefeitos, o petista Marcelo Déda, que administra Aracaju (SE), explica que o principal pedido das grandes cidades é o acesso ao crédito nacional e internacional para as administrações consideradas saudáveis. Os prefeitos de capitais e grandes centros querem regras mais flexíveis para conseguir financiamento público, seja no Brasil ou no exterior. "Essa luta será um dos pontos centrais do nosso debate durante a Marcha", avalia.

Segundo Déda, é preciso a colaboração do Banco Central e convencer o Fundo Monetário Internacional (FMI) a rever as regras para o cálculo do endividamento das três esferas do governo. Além do acesso ao crédito, os prefeitos das capitais brigam pela regularização fundiária e por um Sistema Único de Segurança, no qual os municípios sejam incluídos.