Jornal britânico alerta para demora em aeroportos no Brasil

16/03/2004 - 10h02

Brasília, 16/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O jornal inglês Financial Times alerta, em sua edição de hoje, para o caos nos aeroportos internacionais brasileiros provocado pela greve dos policiais federais. "Em vez de pararem completamente, os agentes adotaram um ritmo denominado operação tartaruga, com atrasos causados pela inspeção meticulosa de documentos e bagagens", relata o jornal.

O Financial Times diz que a greve tem adesão de 70% dos 10 mil agentes. "Um indicativo de que cresce a insatisfação do setor público com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que já foi presidente de sindicatos", avalia a matéria, assinada pelo repórter Raymond Colitt.

O jornalista cita os argumentos do líder da greve em São Paulo, Francisco Carlos Sabino, que diz cobrar apenas as promessas de campanha de Lula por melhores salários e mais empregos. "Em vez disso, os salários caíram e o desemprego cresceu", diz o periódico, anunciando que no dia 24 a Força Sindical encabeçará protestos de âmbito nacional contra a política econômica e o desemprego.

O Financial Times é o mais importante jornal econômico da Inglaterra.