Ipea acredita que redução do núcleo da inflação sinaliza menor pressão de preços a consumidor

16/03/2004 - 19h23

Rio, 16/3/2004 (Agência Brasil - ABR) – De acordo com a nota de conjuntura 121, divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a diminuição do núcleo do IPCA apurado pela instituição, de 0,68% em janeiro para 0,45% em fevereiro, foi mais importante do que a queda da inflação ocorrida no mês passado, após dois meses de alta.

O movimento de redução do núcleo da inflação "sinaliza reversão da pressão nos índices de preços ao consumidor", analisou o Grupo de Acompanhamento Conjuntural do Ipea.

Segundo os economistas do Instituto, os fatores clima e comercialização da safra impactaram no grupo Alimentação, acentuando a desaceleração no ritmo de aumento dos preços. "O movimento de desaceleração do IPCA confirma o recuo da inflação detectado nos outros índices de preços de fevereiro com divulgação semanal, como o Índice de Preços ao Consumidor Semanal(IPC-S), da Fundação Getúlio Vargas, e do IPC da Fipe".

A nota de conjuntura do Ipea destaca, ainda, que embora os preços industriais no atacado tenham permanecido elevados, "estudos econométricos efetuados pelo Grupo de Acompanhamento Conjuntural do Ipea sugerem que o repasse da alta dos preços do atacado sobre a inflação do varejo é de curtíssimo prazo".