Índice de inadimplentes que limparam o nome foi recorde em janeiro, revela Serasa

16/03/2004 - 16h46

Melina Cintra
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - No mês de janeiro, cerca de 1,2 milhão de pessoas em todo o país deixaram a base de dados de inadimplentes da Serasa, que teve 1,4 milhão de registros. Isso significa que, 86 pessoas, em cada grupo de 100 quitaram seus débitos.

O índice de 86% supera a média do ano anterior, que foi de 73%, e representa novo recorde. Em todo o ano de 2003, 24,1 milhões de pessoas entraram na base de dados da Serasa e 17,6 milhões saíram, por terem quitado seus débitos, a maior regularização já registrada em um ano.

A maior parte de ocorrências de pessoas físicas foi com cheques sem fundos, o que correspondeu a 36% do total. Em seguida, aparecem registros de inadimplência em cartões de créditos e financeiras (33%), junto a bancos (29%) e em títulos protestados (2%).

No mês de janeiro, a demanda de crédito de pessoas físicas junto ao sistema financeiro subiu 1,05% em relação ao mês anterior. Segundo a Serasa, o consumidor contrai novos empréstimos para pagar dívidas antigas, que são prioridade.

Hoje, a base de dados da Serasa tem cerca de 20 milhões de pessoas físicas e jurídicas com anotações de falta de pagamento, seja com cheques sem fundos ou títulos protestados.