Zoobotânica do RS lança projeto de divulgação ambiental

15/03/2004 - 14h30

Brasília, 15/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul promove, amanhã, às 14h30min, no auditório do Jardim Botânico, o Projeto Verdes Debates, com o tema Etnobotânica: a herança do conhecimento popular. O projeto visa discutir meio ambiente e atualidade, reunindo técnicos, especialistas e a comunidade, nas terceiras 3ª feiras de cada mês.

Participam do encontro as biólogas da UFRGS Ana Elisa de Castro Freitas, doutoranda em Antropologia Social; Rumi Kubo, da Ação Nascente Maquiné (Anama), as engenheiras agrônomas Flávia Charão Marques, pesquisadora da Fepagro; e Ingrid de Barros, da Faculdade de Agronomia da UFRGS.

A etnobotânica é uma ciência que vem contribuindo para o conhecimento da biodiversidade das florestas tropicais, em razão do registro e resgate dos hábitos e usos de vários povos, que têm estreito vínculo com os recursos de fauna e flora. O conhecimento gerado por meio do resgate do saber popular deve ser valorizado por ações que viabilizem e garantam o uso destes recursos pela população.

A etnobotânica visa a valorização dos conhecimentos e as medicinas tradicionais; a preservação da flora utilizando o conhecimento adquirido pela investigação científica; a ampliação do conhecimento sobre as propriedades úteis de espécies vegetais; subsídios para estudos étnicos,
antropológicos, botânicos e ecológicos sobre os povos envolvidos na pesquisa, e subsídios ao poder público no desenvolvimento de projetos sócio-econômicos, bem como ambientais.(Ascom Zoobotânica)