Rodrigues assume Comitê de Sanidade Vegetal do Mercosul

15/03/2004 - 15h52

Brasília, 15/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, assumiu hoje a presidência do conselho de ministros do Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul (Cosave). O órgão, criado em 1989, tem o objetivo de integrar ações fitossanitárias dos países membros, que são o Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Entre as propostas de ações para o este e o próximo ano, período em que o Cosave será dirigido pelo Brasil, está a maior articulação com o setor privado e a criação de planos de contingências para a região do Cone Sul. "As questões sanitárias são decisivas para a abertura de mercado nas negociações com a Alca e OMC. Principalmente porque estamos vivendo em um período de aumento das exportações", afirmou Rodrigues.

O ministro sugeriu também que as indústrias de agrotóxicos dos países, que compõem o Cosave, façam reciclagem das embalagens vazias, a exemplo do Brasil. "Temos 50% de recuperação das embalagens por meio de uma parceria das indústrias com cooperativas que criaram centros de coleta e reciclagem", disse.