Polícia gaúcha negocia a desocupação de condomínio da Caixa invadido

15/03/2004 - 11h09

Porto Alegre, 15/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de 500 policiais militares e agentes da Polícia Federal participam das operações visando a desocupação do condomínio da Caixa Econômica Federal, no bairro Vila Nova , na zona sul desta capital. Invasores, policiais e oficiais de Justiça tentam negociar a desocupação e impedir que os moradores resistam à ordem judicial de retirada de invasores.

A Caixa forneceu caminhões que estão próximo ao condomínio, para fazer a mudança dos invasores. Cerca de 60 famílias de um total de 150 que serão desalojadas ainda não têm para onde ir após a desocupação O condomínio, que pertence a um programa habitacional com 216 casas inacabadas, foi invadido na noite do dia 24 de janeiro de 2003 por centenas de pessoas. A maioria dos ocupantes é oriunda da zona sul da Capital.

Acordo fechado na sexta-feira (12), na Assembléia Legislativa gaúcha, prevê que o governo do Estado irá adquirir uma área no valor de R$ 150 mil para a transferência das famílias. A prefeitura entrará com a infra-estrutura e a Caixa Econômica Federal flexibilizará programas de habitação como o Programa de Arrendamento Residencial (PAR) e Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH).