Recife, 15/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Por ordem judicial, os 400 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra que ocuparam ontem a fazenda Uberaba, no município de Bonito, a 128 km de Recife, foram despejados hoje do local. Eles queriam que a área fosse desapropriada pelo Incra para reforma agrária. Os trabalhadores acamparam às margens da rodovia e bloquearam o acesso a cidade, espalhando paus, pedras, e pneus pela pista.
No ano passado, a fazenda Uberaba já tinha sido ocupada pelos sem-terra, que negociaram a desocupação com a proprietária. Depois disso, a dona da fazenda negou autorização ao Incra para vistoriar as terras. Como a fazenda foi anteriormente ocupada, o Incra fica impedido, por dois anos, de realizar inspeção na propriedade. A dona da fazenda, Maria de Barros Galindo, assegurou que a propriedade é produtiva e além de culturas agrícolas tem criação de animais.
O superintendente do Incra, João Farias, informou que pediu a presença da ouvidora agrária Maria de Oliveira, para acompanhar a questão. Ela deve chegar ao Recife amanhã (16) ou na quarta-feira (17).