Brasília, 15/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O diretor-geral do Instituto Nacional de Câncer (Inca), José Gomes Temporão, embarca amanhã para os Estados Unidos para cumprir uma agenda intensa. Durante cinco dias, percorrerá quatro cidades - Nova Iorque, Boston, Worscester e Minneapolis -, acompanhado do diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea, Luiz Fernando Bouzas, com o objetivo de visitar dois importantes registros de doadores voluntários de medula óssea, o National Marrow Donor Program e o Caitlin Raymond International Registry.
Eles também visitarão o maior banco de sangue de cordão umbilical e placentário do mundo, o New York Blood Center, que conta com mais de 19 mil cordões armazenados.
A finalidade da visita é desenvolver uma relação direta com estes registros, de forma a agilizar a busca internacional por doadores não-aparentados.
Atualmente, apenas o Caitlin Raymond International Registry possui contrato com o Registro de Doadores de Medula Óssea (REDOME).
Também serão firmados acordos para que o Ministério da Saúde pague diretamente a estes registros pela busca de doadores, dando agilidade ainda maior ao processo de busca.