Brasil e Argentina estão ''limpando a mesa de negociações'', diz secretário do Desenvolvimento

15/03/2004 - 15h43

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Brasil e a Argentina estão intensificando os entendimentos sobre todos os assuntos e setores da pauta bilateral que digam respeito ao comércio e à integração na área de investimentos, disse o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Márcio Fortes de Almeida, que participou da posse do presidente reeleito da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, Joel Korn.

Fortes lembrou que a comissão, que ele preside no Ministério, realiza reuniões com os argentinos a cada 30 dias, conduzindo a um tipo de atividade que não aparece, conhecida como "limpeza de mesa" . Nesse sentido, citou o acordo fechado na área de têxteis entre os dois países. "Basicamente, nós queremos que haja um relacionamento no setor têxtil dos dois países em que as necessidades de investimentos sejam devidamente mensuradas pelos dois lados", declarou. O objetivo é a integração dos setores têxteis brasileiro e argentino.

Ainda sobre a relação comercial Brasil e Argentina, o secretário–executivo do MDIC explicou que há uma comissão de monitoramento que acompanha o comércio bilateral no sentido de não discutir tanto o comércio, mas as possibilidades de investimento e integração entre os dois países.

Fortes afirmou que desconhece se algum projeto em especial será discutido na reunião desta noite entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Gustavo Kirchner, no Rio de Janeiro. Explicou não ter participado dessa negociação, porque sua relação é feita diretamente com o ministro da Economia, Roberto Lavagna, e a secretaria de Indústria e Comércio da Argentina. Esclareceu que o trabalho de "limpeza de mesa" não aparece, mas o fato de não haver problemas maiores levados para negociações de maior importância significa que a área está sendo limpa a contento. A comissão do MDIC retomou também o assunto automotivo e a expectativa é de acordo.