Gustavo Bernardes
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Banco Popular - subsidiária do Banco do Brasil para atender a população de baixa renda - instalou até agora 15 pontos de atendimento, sendo nove em Brasília, quatro em São Paulo e dois em Recife. Com a nova estrutura, iniciada em fevereiro deste ano, o banco abriu até agora 334 contas correntes. Até o fim de maio, a previsão do banco é instalar 385 novos pontos de atendimento em Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre, Rio Branco, Belém, Macapá, Natal e Aracaju. Até o final do ano, a meta é instalar 4.500 pontos para atender cerca de 1 milhão de clientes.
A abertura de conta no Banco Popular somente é possível para pessoas com renda mensal máxima de R$ 1 mil e que não tenham conta simplificada em outra instituição, como Caixa Econômica Federal, a carteira de identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – quem não tiver poderá solicitar ao banco – e o preenchimento de cadastro com consulta no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC). Aprovado o cadastro, em até 15 dias o correntista recebe o cartão de débito para fazer pagamentos e operações.
Estudos do Banco do Brasil apontam que cerca de 28 milhões de pessoas que atuam na economia informal poderiam ter acesso ao Banco Popular.