Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Depois de conquistar o apoio do PMDB no plano federal, o PT trabalha para ampliar a aliança com o partido para as eleições municipais de outubro próximo. Com isso, o PT, que hoje é visto como um partido dos grandes centros, pretende ocupar mais espaço nos municípios do interior do Brasil. A avaliação é do presidente nacional do partido, José Genoino, que afirma trabalhar na busca desse entendimento. "Nós queremos ampliar a aliança com o PMDB nas eleições municipais, mas vamos compreender a realidade de cada município, de cada estado", disse hoje, na Convenção Nacional do PMDB.
Na opinião de Genoino, a aliança com os peemedebistas nas eleições de outubro próximo "com certeza vai dar muitos frutos". A visita aos peemedebistas foi avaliada por Genoino como uma retribuição pelo papel que eles têm desempenhado no governo do presidente Lula e o apoio dado ao governo no Congresso Nacional. "Essa visita é um reconhecimento político da importância da aliança com o PMDB", disse Genoino.
Os peemedebistas realizam hoje em Brasília a Convenção Nacional destinada a eleger o novo Diretório e a nova Executiva Nacional do partido. Não haverá disputa, já que apenas uma chapa foi lançada. Com isso, os convencionais irão reconduzir o atual presidente, deputado federal Michel Temer (SP) para mais um mandato de dois anos à frente da legenda. Devem comparecer ao evento os dois ministros do PMDB, Eunício Oliveira (Comunicações) e Amir Lando (Previdência), além de governadores e parlamentares.