Sebrae apura aumento no percentual de mulheres empreendedoras

12/03/2004 - 7h29

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – A participação das mulheres brasileiras na população empreendedora atingiu 46% no ano passado – em 2000 eram 19% –, de acordo com pesquisa divulgada pelo Sebrae-RJ. Elas responderam por 36% dos empreendimentos abertos no país nos últimos três anos e o objetivo da maioria das mulheres é a complementação da renda familiar ou o sustento dos filhos, acrescenta a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor. O desemprego e as dificuldades financeiras aparecem como principal motivo para 42% dos empreendimentos femininos, superando o que ocorre em relação aos homens (39%).

Apesar deste elevado percentual de mulheres que abrem seu pequeno negócio por necessidade – e não motivadas por uma opção de carreira –, a pesquisa revela aumento no percentual de abertura de empreendimentos devido à percepção de novas oportunidades, de 43% em 2000 para 53% em 2003.

A pesquisa, coordenada no Brasil pelo Sebrae, é realizada pelo Babson College, dos Estados Unidos, e pela London Business School, da Inglaterra.