Estudantes indígenas são transferidos para a Universidade de Brasília

12/03/2004 - 15h49

Marina Domingos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação Nacional do Indio (Funai) firmaram acordo hoje para a transferência de 15 estudantes indigenas, que já cursam o ensino superior em faculdades particulares.

Este é o primeiro passo do Plano de Metas para Integração Social, Étnica e Racial da UnB, que tem como objetivo incluir o estudante indígena no ensino superior. De acordo com dados da Funai, 5.000 índios terminam o ensino médio todos os anos, mas apenas cerca de 1.300 estão cursando o 3º grau.

O vice-reitor da UnB e coordenador do programa de metas, Timothy Mulholland, ressaltou que, nos últimos anos, a exclusão educacional se tornou um problema para a sociedade e a idéia do projeto foi encontrar um saída para a questão."Pensamos que a UnB poderia colaborar na formação de profissionais para trabalhar nas comunidades indígenas, atendendo à demanda das próprias aldeias", explicou o vice-reitor.

O presidente da Funai, Mércio Gomes, destacou que a oportunidade representa um horizonte a mais de participação dos índios na sociedade brasileira. "Representa a presença dos povos indígenas na cultura brasileira, na política, no panorama brasileiro", disse ele.