CPI da Pirataria ouve hoje, em São Paulo, juiz Rocha Mattos

12/03/2004 - 11h21

Brasília - A Comissão Parlamentar de Inquérito da Pirataria ouve, nesta manhã, na Assembléia Legislativa de São Paulo, o juiz João Carlos da Rocha Mattos, e o delegado federal José Augusto Bellini. Eles são acusados de participar do esquema de venda de sentenças judiciais e de envolvimento com o crime organizado. O esquema foi descoberto por uma ação da Polícia Federal conhecida como Operação Anaconda.

Rocha Mattos também é acusado de proteção a contrabandistas. Já o delegado Bellini aparece em escutas telefônicas feitas pela PF conversando com o chinês Law Kin Chong. Chong é dono do Shopping 25 de Março, em São Paulo, onde foram encontradas mercadorias clandestinas e falsificadas, documentos, cheques e agendas com nomes de policiais, juízes e políticos investigados pela operação Anaconda. Rocha Mattos e Bellini estão em prisão cautelar na carceragem da Polícia Federal em São Paulo.

CPI

A CPI da Câmara foi instalada no ano passado para investigar fatos relacionados à pirataria de produtos industrializados e sonegação fiscal. A expectativa é de que a comissão apresente o relatório e sugestões para mudanças na legislação e nos procedimentos de combate à falsificação e à pirataria até maio.

As informações são da Agência Câmara