Rede Brasil de Tecnologia lança hoje seu novo portal

10/03/2004 - 9h55

Brasília - A Rede Brasil de Tecnologia (RBT), do Ministério da Ciência e Tecnologia, lança hoje oficialmente o seu novo portal, durante a primeira reunião dos três comitês executivos (Petróleo e Gás, Mineração e Energias Alternativas e Energia Elétrica) da Rede, para discutir projetos e ações deste ano.

O portal traz como novidade um sistema de busca de informações sobre as 706 instituições que integram a Rede – 221 empresas, 143 prestadoras de serviços tecnológicos e 342 laboratórios de instituições de pesquisa. Segundo o coordenador da RBT, Marcelo Lopes, a meta para 2004 é ter um banco de dados com 5.000 instituições cadastradas.

O sistema de busca permite consulta personalizada sobre as informações armazenadas no banco de dados da rede. E oferece ao usuário a possibilidade de procurar as empresas por bens ou serviços ofertados, além de refinar essa busca por setor de atuação e/ou unidade da federação. O serviço é gratuito.

O foco do sistema de informação, acrescenta Lopes, é em empresas que produzam tecnologia, "o que exclui representantes comerciais e distribuidores de produtos". O sistema identifica laboratórios de universidades, institutos de pesquisa e centros de tecnologia interessados em desenvolver projetos de pesquisa aplicada em parceria com o setor empresarial.

O coordenador destaca ainda a oferta, à indústria, de informações sobre os serviços tecnológicos disponíveis no País para a realização de certificações, ensaios, testes e inspeções de bens ou serviços.

A Rede foi criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em julho do ano passado, com o objetivo de unir empresas, universidades e centros de pesquisa, e buscar possibilidades de substituição de importações e agregação de valor a produtos brasileiros para o incremento das exportações.

Os interessados em fazer o cadastro devem acessar o endereço eletrônico www.redebrasil.gov.br e preencher a ficha.

As informações são do Ministério de Ciência e Tecnologia