pauta

10/03/2004 - 20h35

Porto Alegre, 10/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Um Tribunal Internacional Popular vai colocar os transgênicos no banco dos réus nesta quinta-feira (11), no auditório Araújo Viana, em Porto Alegre, a partir das 8h. O tribunal simulado será presidido pelo juiz José Felipe Ledur, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RS).

Organizado por mais de quarenta entidades jurídicas e movimentos sociais brasileiros, o evento busca garantir a participação ativa da sociedade no debate sobre os alimentos geneticamente modificados. Também quer denunciar "todos os responsáveis pela introdução e disseminação ilegal das plantas modificadas no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul".

A nota divulgada hoje pelos organizadores destaca que "é preciso ressaltar que as rés, Monsanto e Federação da Agricultura do estado (Farsul), foram devidamente intimadas das acusações que pesam contra elas, tendo sido aberta oportunidade de apresentarem sua defesa e indicarem um representante no Tribunal, providência que, até o presente momento, deixaram de tomar, demonstrando o seu descaso com o debate".