Dificuldade para capturar Bin Laden é descobrir onde ele está, brinca general americano

10/03/2004 - 20h53

Brasília - O chefe de Estado Maior das Forças Armadas dos Estados Unidos, general Richard Myers, afirmou hoje, em Brasília, em tom de brincadeira, que a principal dificuldade em capturar o suposto líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, é "saber onde ele está". "Osama Bin Laden e os líderes da Al-Qaeda estão em nossa mira, trabalhamos para saber onde estão e o que fazem", disse aos jornalistas brasileiros.

Segundo o general, a situação do Iraque tem melhorado diariamente. Ele acredita que a captura de Sadam Hussein foi um "grande passo" para a soberania do país. Richard Myers afirma que haverá várias fases antes de se chegar a uma constituição do Iraque. Ele afirma que, entretanto, há um visível progresso. "A ONU terá papel chave do lado econômico, incluindo a infra-estrutura do país. Muita coisa já foi consertada, o fornecimento de água e esgoto está melhorando. No setor de segurança, a questão chave é que os iraquianos sejam equipados para assumirem funções de segurança", disse.

Segundo o general, 120 mil soldados serão levados ao Iraque para garantir a segurança e treinar os iraquianos. Myers chegou ontem ao Brasil para visita às autoridades da área militar. Amanhã, ele segue para Paraguai e Argentina.