Rio, 10/3/2004 (Agência Brasil - ABr) – O Banco do Brasil terá uma marca única de seguros que englobará as três empresas do banco: Aliança do Brasil, Brasilveículos e Brasilsaúde. O anúncio foi feito hoje, no Centro Cultural Banco do Brasil, pelas companhias e "atende à necessidade de gerar mais visibilidade para o negócio seguro do Banco do Brasil", reforçando sua posição de banco integral, "especializado em segmentos de mercado, com opções para todos os tipos de clientes".
A idéia é estender para o ramo de seguros a credibilidade e confiança da marca BB apontada em recente pesquisa por mais de 90% das pessoas entrevistadas, informou o BB no Rio de Janeiro.
Segundo dados fornecidos pelo banco, as três empresas do setor de seguros da instituição experimentaram expressivo aumento em suas receitas de serviços e de retorno sobre investimentos, passando de R$ 268,9 milhões em 2001 para R$ 367,6 milhões no ano passado. A diretoria do banco quer elevar ainda mais essa cifra em 2004.
A mais antiga empresa do grupo de seguros do BB, a Brasilsaúde, foi criada em 1995 por meio de aliança estratégica com a Sul América, com o objetivo de "oferecer aos clientes do banco soluções complementares à demanda tradicional de produtos e serviços bancários". Em 2003, a Brasilsaúde elevou em 51% sua carteira de segurados e em 36% a arrecadação mensal de prêmios, que atingiu R$ 92 milhões.
As outras duas companhias - Aliança do Brasil e Brasilveículos – foram criadas em 1997. A primeira.é uma das mais importantes empresas de seguros do país na cobertura de riscos pessoais e patrimoniais, oferecendo seguros de vida, residencial, empresarial e agrícola.
As operações de seguros da Aliança do Brasil aumentaram 74% de 2002 para 2003, passando de R$ 22 milhões para R$ 38 milhões. O resultado financeiro, por sua vez, deu um salto de 100%, subindo de R$ 57 milhões para R$ 115 milhões.
A Brasilveículos, também resultado de parceria entre o BB-Banco de Investimentos e a Sul América, faturou no ano passado R$ 467,7 milhões em prêmios retidos, com lucro líquido de R$ 25,6 milhões. (Alana Gandra)