Rio, 9/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A primeira etapa do Programa de Renovação e Expansão da Frota da Transpetro (subsidiária da Petrobras para a área de transporte de petróleo e derivados) prevê a construção de 22 novos petroleiros, até 2010, com investimentos estimados da ordem de US$ 1,1 bilhão. Já aprovada no Planejamento Estratégico da Companhia, esta primeira etapa será deslanchada entre abril e maio deste ano, quando a Transpetro vai lançar a licitação para as obras, que deverão gerar cerca de 24 mil empregos diretos e outros 120 mil indiretos.
Segundo informações da Transpetro, o financiamento será feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos do Fundo de Marinha Mercante, cobrindo até 90% do valor da embarcação, prazo de amortização de 20 anos e juros de 4 a 6% ao ano.
Serão navios do tipo Suezmax, Panamax, Aframax e de Produtos (claros), cujas obras de construção "terão um papel importante para a revitalização da indústria naval brasileira", que já foi a segunda maior do mundo, quando, na década de 70 chegava a destinar até 64% da produção para o mercado externo, gerando divisas da ordem de US$ 286 milhões, para o país.
A Petrobras, por intermédio da Transpetro, faz questão de esclarecer, ainda, que o projeto beneficia não só a indústria da construção naval, pois tem um efeito cascata multiplicador sobre boa parte da cadeia produtiva, com efeitos positivos sobre setores como o siderúrgico, o de equipamentos pesados e o de instalações elétricas.
Embora não tenha nada definido que ultrapasse os números e valores mencionados, a Transpetro, porém, admite que as encomendas representam "um primeiro passo para a reposição da frota e que a transportadora trabalha com previsão de novas contratações". A Transpetro, no entanto, não tem como quantificar encomendas futuras que ultrapassem o valor já previamente definido no Planejamento Estratégico da Petrobras.
Criada em 1998, com a responsabilidade de atender à logística de transportes do sistema da Petrobras para petróleo e seus derivados e de gás natural a Transpetro conta hoje com uma frota de 53 navios e opera 10 mil quilômetros de malha dutoviária e 43 terminais, sendo 20 terrestres e 23 aquaviários – se constituindo na principal armadora da América Latina e na 51ª empresa do país.
A empresa salienta que o programa de renovação e expansão da frota marítima é um dos principais projetos da Transpetro, considerado estratégico não só para o crescimento da empresa como para o Brasil, que precisa investir em projetos de desenvolvimento e geração de empregos e movimentar a sua economia. O país tem uma grande demanda por navios. Só o Sistema Petrobras utiliza 115 petroleiros, sem falar nos segmentos de off-shore e de plataformas.