Brasília, 9/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Estão proibidas desde ontem (8) as internações em instituições psiquiátricas de Recife (PE). A decisão foi tomada após a morte dos pacientes Jamerson Ferreira de Almeida, de 30 anos, encontrado enforcado na última sexta-feira no banheiro do Sanatório Recife, e de José Fernandes Xavier, de 52 anos, descoberto nas mesmas condições no Hospital Santo Antônio, ambos conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de saúde de Pernambuco Gustavo Couto afirmou em entrevista à Radiobrás que as mortes foram informadas às equipes de controle e avaliação hospitalar da Vigilância Sanitária para que sejam feitas as investigações necessárias. "Tivemos que fechar a porta de entrada, fechar os internamentos e entrar com uma auditoria mais completa. De ontem para hoje estamos fazendo toda a investigação dos óbitos e vamos fazer uma avaliação mais aprofundada em todos os hospitais da rede do Recife que são conveniados ao SUS", disse o secretário.
Gustavo Couto disse ainda que a discussão sobre os hospitais psiquiátricos é uma questão de modelo de saúde, e que o importante é fortalecer a política de progressiva substituição dos hospitais psiquiátricos, sem deixar de interferir nos hospitais atuantes para que o atendimento seja melhorado.
Na manhã de hoje o secretário se reuniu com a equipe da Secretaria de Atenção à Saúde no Ministério da Saúde para discutir as últimas portarias ministeriais que fazem referência aos hospitais psiquiátricos e que procedimentos serão adotados em relação às mortes ocorridas nos hospitais conveniados de Recife.