Médicos paranaenses reivindicam melhores honorários dos planos de saúde

09/03/2004 - 8h31

Curitiba, 9/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os médicos paranaenses interrompem hoje por quatro horas o atendimento de consultas e procedimentos eletivos financiados por planos de saúde. A paralisação começou às 7h e se encerra às 11h - um protesto contra os honorários pagos pelos planos, considerados baixos pelos profissionais. Alguns planos chegaram a diminuir o valor pago pelas consultas, este ano, de R$ 33, pagos no fim do ano passado, para R$ 23.

A paralisação está sendo coordenada pela Associação Médica do Paraná, pelo Conselho Regional de Medicina e pelo Sindicato dos Médicos do Paraná. O atendimento de urgência e emergência nos hospitais está funcionando normalmente.

Às 10h, os médicos promovem um ato público na Boca Maldita, no centro de Curitiba, realizando também um trabalho de prevenção de diabetes, verificando níveis de insulina da população no local.

O principal objetivo da mobilização, de acordo o presidente da Comissão Estadual de Honorários Médicos, Hélcio Bertolozzi Soares, é defender a manutenção da prestação de uma saúde com qualidade à população, por meio da implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).