a

09/03/2004 - 17h26

Recife, 9/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Uma equipe de 13 técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quarta-feira (10), a avaliação clínica dos pacientes com problemas psiquiátricos, internados no sanotório Recife, que posui 160 leitos do SUS.

O trabalho, que será feito em conjunto com médicos da unidade, vai ser acompanhado por técnicos do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária.

A idéia é verificar a qualidade da assistência e as condições sanitárias, já que nos ùltimos cinco meses, três doentes foram encontrados mortos na instituição.

O coordenador adjunto de saúde mental do Ministério da Saúde, Alfredo Schectman, informou que está em análise um novo modelo nacional de assistência mais humanizada, onde a internação é o último recurso.

Ele disse que o eixo do tratamento psiquiátirco deve ser de base comunitária, nos centros de atendimento psicossoail, onde os pacientes além de receber assistência médica durante o dia, participam de outras atividades e retornam para cas à noite.

Atualmente, os sete hospitais psiquiátgricos da capital pernambucana, recebem do Sistema Único de Saúde repasses mansais de R$ 1,2 milhão para se manter. (Marcia Wonghon)