Simpósio marca o lançamento do Instituto de Neurociências, em Natal (RN)

02/03/2004 - 10h27

Brasília, 2/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A partir de amanhã (3), cerca de 300 cientistas do mundo inteiro estarão, na capital potiguar (RN), participando do Simpósio Inaugural do Instituto Internacional de Neurociência de Natal (IINN), evento que lançará oficialmente o projeto e apresentará os últimos avanços da neurociência mundial. Durante o simpósio, que acontece até o dia 7 de março, também será lido um documento, escrito pelo presidente Lula, em apoio ao projeto

O Ministério da Ciência e Tecnologia investiu R$ 1 milhão na implantação do Instituto de Neurociências, que será instalado em terreno de 100 hectares cedido pelo governo do estado. O projeto prevê a construção de 25 laboratórios, uma escola e um centro de atendimento em saúde mental. Dez dos 25 laboratórios serão destinados para pesquisadores convidados.

Um dos objetivos do instituto é promover a pesquisa científica no Brasil, abrigando um fluxo constante de pesquisadores visitantes por meio de colaborações, um programa de doutorado, treinamento de pós-doutores, sabáticos e cursos internacionais. Segundo o neurocientista e um dos idealizadores do Instituto, Miguel Nicolelis, o projeto contribuirá para que a produção da ciência brasileira seja mais democrática e mais acessível.

O evento contará com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros de destaque mundial na área da neurociência, incluindo Erwin Neher, ganhador do prêmio Nobel de Medicina de 1991, por suas descobertas relacionadas à função de canis iônicos nas células.

As informações são da Assesoria de Imprensa do MCT