Programa garante certidão a recém-nascidos em hospital de Pernambuco

02/03/2004 - 14h01

Recife, 2/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A partir desta terça-feira, toda criança que nascer no Hospital Materno Infantil de Pernambuco (Imip), já vai sair da instituição com a certidão de nascimento.

O programa, que permite a emissão gratuita do documento, foi viabilizado por meio de convênio firmado entre o hospital e o cartório de registro civil, do bairro do Bina, que destacou um funcionário para trabalhar dentro da unidade de saúde.

A iniciativa integra um projeto do governo federal que visa garantir cidadania para todos os brasileiros. Dados do Ministério da Saúde indicam que um milhão de recém-nascidos no país não são registrados.

De acordo com Leila Benício, coordenadora do serviço social do Imip, a idéia é beneficiar, a cada ano, cinco mil crianças que nascem no Instituto. Durante o lançamento do programa foram emitidas três certidões de nascimento.

As mães estão sendo informadas da novidade por meio de cartazes, panfletos e cartilhas, distribuidos pela comissão de humanização e por voluntários do Imip. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h.