Japoneses desenvolvem sangue artificial

02/03/2004 - 16h36

Brasília, 2/3/2004 (Agência Brasil - (ABr) - Pesquisadores das universidades de Waseda (Japão), desenvolvem estudos no sentido de obter sangue artificial. Entre os objetivos dos cientistas está o de solucionar o problema da transmissão de vírus, quando das transfusões.

Eles querem chegar a um sangue que possa ser produzido em série e estocado durante longos períodos, para ser utilizado em qualquer emergência. Testes com animais já foram feitos pela equipe que, dentro de dois anos, espera chegar a um produto comercial.

Produzir sangue artificial está na mira de muitos pesquisadores. Uma equipe americana já desenvolveu uma forma de sangue artificial, tratando a hemoglobina. O resultado, contudo, não foi o esperado, logo, não autorizado, dado o sangue produzido provocar efeitos secundários importantes.

Contrariamente à equipe americana, a japonesa concentrou-se na albumina, que transporta diversas substâncias pelo corpo, conseguindo combinar a heme com a albumina, para preparar a heme-albumina, que pode absorver o oxigênio nos pulmões e o transferir aos tecidos. Um método para criar a albumina, pela modificação de seus genes, já foi encontrado por uma companhia farmacêutica japonesa. Dado os testes clínicos já estarem sendo realizados, a produção da heme-albumina vem sendo feita de maneira contínua. (Com informações do Yomiuri Shimbun)