Governo do Rio distribui 62 toneladas de medicamentos para os municípios

02/03/2004 - 12h55

Rio, 2/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O governo do Rio começou a distribuir hoje 62 toneladas de medicamentos para os 92 municípios fluminenses. Os 12 caminhões com as mais de 70 mil caixas de remédios deixaram o Palácio Guanabara logo após o término da solenidade que marcou o relançamento do programa Rio Tem Remédio.

Produzidos pelo Instituto Vital Brazil e por outros laboratórios públicos, os medicamentos são de uso ambulatorial, considerados fundamentais para a assistência básica à população, como analgésicos, antibióticos, anti-hipertensivos e controladores de doenças cardíacas. O investimento foi de R$ 1,8 milhão.

A governadora do estado, Rosinha Matheus, disse que a produção de medicamentos no Instituto Vital Brazil, que foi reativado no ano passado, será ampliada. A meta, segundo ela, é superar, até dezembro, a marca alcançada em 1994, quando foram produzidas 250 milhões de unidades. "Outro desafio é diversificar a produção de medicamentos, incluindo aqueles não pertencentes à cesta básica, mas muito procurados nas farmácias", acrescentou.

Rosinha Matheus pediu um esforço extra dos técnicos do Vital Brazil para produzir os remédios que são vendidos por laboratórios multinacionais. Para ela, isso vai gerar empregos, fixar tecnologia e desenvolver a qualidade dos produtos, além de permitir a venda dos medicamentos básicos com preços mais baixos.