CVRD amplia a capacidade de embarque de minério no porto de Ponta da Madeira

02/03/2004 - 11h49

São Luís, 2/3/2004 (Agência Brasil - ABr) – Está confirmada para este ano a inauguração do Píer III da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), no Maranhão. A nova unidade ampliará a capacidade da empresa de carregamento de 56 milhões para 74 milhões de toneladas por ano. Dos R$ 142 milhões orçados a obra já consumiu R$ 109 milhões.

O empreendimento, que cumpriu o prazo de conclusão e as exigências de qualidade operacional, é considerado uma vitória da engenharia nacional. As obras não impactaram nos outros dois píeres do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, que mesmo durante a execução dos serviços continuaram a operar 24 horas ininterruptas e superaram a interferência das características naturais da região como correntes marítimas elevadas e outros fatores.

As obras civis, já concluídas, compreenderam a construção do aterro de acesso, ponte de acesso à plataforma, plataforma de transição e o cais de atracação. Com mais de 95% da construção terminada, a fase atual se ocupa dos serviços de montagem eletromecânica de um carregador de navios com capacidade de 8 mil t/h e o sistema de transportadores de correia para embarque dos materiais.

Está prevista ainda a implantação de um segundo carregador de navio, prevista para 2007. Com isso, a capacidade final do Terminal Marítimo de Ponta Madeira, incluindo os três píeres, atingirá 82 milhões de t/ano.

"É importante ressaltar que o Píer IIII, o maior cais em implantação no Brasil, foi totalmente construído no país - mesmo os equipamentos que precisaram ser importados foram montados aqui. O atendimento a todos os quesitos de qualidade, segurança e prazo é fruto de um esforço conjunto da Vale do Rio Doce e seus empregados, e também das empresas parceiras como a Construtora Norberto Odebrecht, Confab Industrial, Logos Engenharia, entre outras", destaca o gerente geral de Engenharia e Serviços da CVRD, Marcos Milo.