Chanceleres do Mercosul reafirmam Declaração de Miami

02/03/2004 - 19h27

Brasília, 2/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Os ministros das Relações Exteriores do Mercosul, da Comunidade Andina de Nações (CAN) e do Chile reafirmaram hoje, em Buenos Aires, os princípios consolidados na Declaração Ministerial de Miami, que orientam a construção da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

O chanceler brasileiro Celso Amorim e seus colegas firmaram o compromisso de acelerar os acordos regionais e bilateriais e manifestaram interesse político em flexibilizar as negociações para chegarem a um consenso, levando em conta as necessidades e sensibilidades de todos os países participantes, particularmente as pequenas economias. Para isso, falaram inclusive em avançar em outras áreas do comércio, como o setor de compras governamentais, de maior interesse para os Estados Unidos e Canadá que para os países do Mercosul.

Os ministros expressaram sua vontade de fortalecer os mecanismos de diálogo entre seus países nas negociações da ALCA como parte do processo de integração regional. E e comprometeram a fazer esforços para que a próxima Reunião de Vice-Ministros da ALCA, marcada para os dias 18 e 19 deste mês, em Puebla, no México, alcance um resultado satisfatório para todos os participantes do processo de construção da Alca, com o estabelecimento de um conjunto comum de direitos e obrigações e não se opondo aos acordos plurilaterais entre aqueles países que assim decidirem.

Esta foi a primeira vez em 10 anos de negociação que todos os chanceleres se reuniram para discutir o assunto.