Rio de Janeiro comemora 439 anos de fundação

01/03/2004 - 11h38

Rio, 1/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Mesmo sem festa oficial, os 439 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro foram lembrados com muita animação em vários pontos da cidade. Organizada pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca, a festa na rua da Carioca, no centro do Rio, começou às 11h, com show do cantor e compositor Martinho da Vila e apresentação do grupo feminino de percussão da Escola de Música Villa Lobos.

Martinho da Vila e a madrinha de bateria da Portela, Dodô, de 84 anos, foram homenageados com o título de os mais cariocas do Rio. Os dois cortaram a primeira fatia de um bolo gigante de 4 metros e 39 centímetros e cinco andares, que logo depois foi servido à multidão que participava da festa.

Aos pés do Cristo Redentor, a festa foi aberta pelo Rei Momo Wagner Jorge e seguiu com a apresentação de peças clássicas pelos bailarinos do Teatro Municipal Ana Botafogo e André Valadão. Depois, as meninas do projeto social 'Dançando para não Dançar', dos morros do Cantagalo, Mangueira e Rocinha, fizeram coreografias de músicas clássicas e sambas como Urubu Malandro, de João de Barro e Louro.

A festa programada pela prefeitura da cidade só vai acontecer no próximo fim de semana. Os shows serão no Parque do Cantagalo e na Praia do Flamengo, com a participação de artistas como Ivan Lins, Danilo Caymmi, Beth Carvalho e Emílio Santiago.