Projeto ambiental mineiro reforça a valorização regional

01/03/2004 - 13h34

Brasília, 1/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Uma equipe da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) que faz parte do projeto Educação para Conservação da Caatinga Mineira inicia no próximo dia 14 uma viagem ao nordeste de Minas Gerais com vistas principalmente ao Vale do Jequitinhonha

Iniciado em 2003, o projeto que está na sua fase final foi vencedor do prêmio Educação para Conservação em Jardins Botânicos, com financiamento do Banco HSBC e incentivo do Botanic Garden Conservation International (BGCI) que criou o programa Investing in Nature.

Seu objetivo é científico e educacional e propõe o estudo das espécies de flora da Caatinga mineira, além da preservação e divulgação do espaço. A Caatinga é um bioma ainda pouco conhecido, mas que ocupa 11% do território nacional.

O trabalho é realizado tanto na FZB quanto em campo. Nas viagens, a equipe de oito biólogos (educadores e botânicos) e um engenheiro florestal coleta amostras de plantas a serem identificadas e estudadas. Das 250 espécies recolhidas até hoje, algumas estão ameaçadas de extinção, outras são endêmicas e algumas medicinais. Um trabalho de educação ambiental é desenvolvido nas escolas das cidades visitadas.

Professores e alunos têm a chance de aprender características de sua própria região, algumas vezes desconhecidos por eles mesmos. As escolas também colaboram na identificação das espécies e recebem kit com material didático. (Ascom FZB)