Programa de hortas comunitárias é lançada no Piauí

01/03/2004 - 20h08

Brasília, 1/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O programa de hortas comunitárias foi implantado hoje no Piauí e vai beneficiar 15 municípios carentes. O programa já é desenvolvido em Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Ceará e outros estados onde a população sofre com a fome.

As lavouras são cultivadas em escolas, terrenos comunitários e as próprias famílias beneficiadas podem trabalhar nas hortas. Os recursos do programa são da Fundação Banco do Brasil e do Programa Fome Zero. O cultivo das lavouras tem o apoio das instituições de assistência técnica em agricultura, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Empresa de Assitência Técnica e Extensão Rural (Emater).

"O objetivo do programa é melhorar as condições de segurança alimentar das famílias de baixa renda e a geração de trabalho e renda", disse o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jackes de Oliveira Pena.

O programa de hortas comunitárias já levou mandioca, feijão, tomate, cenoura e outros alimentos para a mesa de 150 famílias cearenses. Ainda este ano serão investidos R$ 950 mil no programa.