Prefeitura promove programa antidoping

01/03/2004 - 12h19

Rio, 1/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - As ações para a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro incluem o primeiro programa antidoping para atletas, promovido pelo poder público. É O Rio Sem Doping, desenvolvido em parceria pela Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos - Pan 2007, com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O programa será pré-lançado na próxima quinta-feira (4), em Búzios, no pré-olímpico de Vela/Motor em realização na cidade. Será promovida uma palestra educativa para atletas, médicos, treinadores e preparadores físicos sobre produtos não permitidos pela legislação desportiva internacional.

A iniciativa foi proposta pela titular da secretaria, a nadadora Patrícia Amorim, com o objetivo de evitar que atletas sejam eliminados das competições dos jogos Pan-Americanos pelo exame antitdoping por desinformação.

O programa se divide em ações educativa e repressiva. Na primeira serão promovidas 20 palestras nos grandes eventos de cada modalidade que reúnem atletas, treinadores, preparadores físicos e médicos vinculados às entidades desportivas da cidade. Na ação repressiva os atletas serão submetidos a uma bateria de exames no laboratório Ladetec, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é o único especializado em exame antidoping da América Latina credenciado pelo Comitê Olímpico Internacional. Um total de 80 exames serão realizados.