Nilmário Miranda acompanhará localização e exumação de corpos em Xambioá

01/03/2004 - 9h48

Brasília - O ministro Nilmário Miranda, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, acompanhará na manhã de sexta-feira (5) os trabalhos de um grupo de especialistas para localização dos restos mortais e exumação dos corpos de quatro pessoas que participaram da Guerrilha do Araguaia, no início da década de 70, e poderão ter sido sepultadas na área de Xambioá, no Tocantins.

Até sexta-feira o ministro participa em Washington (EUA) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Em nota à imprensa, antes de viajar, Nilmário Miranda informou que com essa ação "o governo reafirma o compromisso ético e político de identificar os restos mortais dos desaparecideos políticos".

A nota prossegue afirmando que "se ficar confirmado que no local foram enterrados jovens que participaram da Guerrilha do Araguaia, será um importante avanço na localização de desaparecidos políticos no País".

Ainda de acordo com a nota assinada pelo ministro, "o grupo de trabalho que inicia as atividades na próxima sexta-feira em Xambioá será composto por um geólogo brasileiro que fará o rastreamento do solo, três profissionais da Equipo Argentino de Antropologia Forense, duas representantes de familiares de desaparecidos políticos e de representantes do Ministério Público Federal, da Fundação Emílio Goeldi e da Universidade Federal de Alagoas".

O trabalho, acrescenta a nota, é coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos e pela Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, criada pela Lei 9.140/95. A nota conclui informando que "a ação tem caráter humanitário e de respeito aos direitos humanos, uma vez que representa o esforço de possibilitar que as famílias realizem o direito imemorial de enterrar seus mortos."