Nações Unidas mandarão força militar multinacional ao Haiti

01/03/2004 - 8h31

Brasília, 1/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou na madrugada de hoje, por unanimida, o envio imediato de uma força militar multinacional interina para o Haiti, por um período de três meses, sendo então substituída por uma força internacional de manutenção da paz com mandato mais prolongado.

O ex-presidente haitiano Jean-Bertrand Aristide chegou nesta segunda-feira a Bangui, capital da República Centro-Africana, segundo informações da Agência France Press reproduzidas pela agência portuguesa Lusa.

Aristide era aguardado por dois membros do Governo da República Centro Africana, onde deverá ficar alguns dias antes de partir para o exílio na África do Sul, disse uma fonte do Protocolo de Estado da República Centro-Africana no local.

Jean Bertrand Aristide abdicou domingo do cargo de presidente do Haiti e abandonou o país em direção à República Centro Africana para evitar um banho de sangue na capital, que estava sob a ameaça de invasão pelos rebeldes liderados por Guy Philippe.

Com a Lusa