DF implata pólo de goiaba para produção de guatchup

01/03/2004 - 16h00

Brasília, 1/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Em 2006, o Distrito Federal (DF) estará produzindo guatchup - catchup feito de goiaba - a partir de frutas colhidas na própria região. O pólo de goiaba do DF está em fase de implantação e a primeira safra será colhida dentro de aproximadamente 20 meses. De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Aguinaldo Lélis, o pólo terá 550 hectares e deve gerar cerca de 1500 empregos diretos no campo.

Tipicamente brasileiro, o molho agridoce feito de goiaba pretende substituir o catchup, feito de tomate, no acompanhamento de carnes, sanduíches, batata frita e outros alimentos. Ao contrário do catchup, que leva conservantes em sua composição, o produto desenvolvido pela Associação Brasileira de Produtores de Goiaba é totalmente natural.

A produção do guatchup não é uma novidade no país; ele já é comercializado em São Paulo e em algumas regiões dos vales do São Francisco e Parnaíba. A novidade é a implantação de um pólo produtor específico para a fabricação do guatchup. De acordo com o secretário, o segundo pólo deve ser implantado em Sergipe.

Os produtores que se instalarem no pólo brasiliense receberão as mudas gratuitamente - 2 mil já estão em viveiros da Emater -, e terão acesso à linha de crédito do Banco de Brasília para preparo da terra e implantação de sistemas de irrigação por gotejamento, no valor R$ 4 mil por hectare, limitado a 15 hectares. "A expectativa é que dentro de 20 meses já teremos o guatchup nas prateleiras do Distrito Federal", informou o secretário.

Aguinaldo Lélis também ressaltou a vantagem ambiental da goiaba, uma cultura perene que pode ser cultivada por até 15 anos, contra os seis meses do tomate. "A goiaba é uma cultura ambientalmente correta", disse, ressaltando que existem projetos de implantação de pólos da fruta em vários estados.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de goiaba e grande parte da produção está concentrada na região nordeste. A fruta, rica em licopeno, combate os radicais livres e ajuda a reduzir o colesterol ruim e o entupimento das artérias. O catchup feito de goiaba contém quatro vezes mais fibras naturais e 30% menos calorias que o atomatado, com a vantagem extra de dispensar a adição de aditivos químicos.