CUT faz propostas ao Ministério do Trabalho para amenizar desemprego de funcionários de bingos

01/03/2004 - 18h14

São Paulo, 1/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Terminou a reunião do ministro do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, com o presidente Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Luiz Marinho, para discutir o desemprego causado pelo fechamento das casas de bingo e de máquinas caça-níqueis. A CUT propôs o cadastramento dos funcionários dos bingos de forma a dimensionar o impacto no mercado de trabalho gerado pela decisão e cobrar os direitos trabalhistas devidos pelos empregadores. A CUT propôs ainda que o Ministério do Trabalho assuma o compromisso de oferecer um seguro desemprego especial e organize o processo de requalificação profissional, para recolocar esses trabalhadores no mercado.

O ministro Berzoini informou vai analisar as propostas e avaliar se é possível "um processo de auxílio temporário especial até que se defina no Congresso Nacional a situação dos bingos". O ministro adiantou que até quarta-feira deverá ter uma avaliação jurídica das propostas.

Ricardo Berzoini participou hoje a tarde da inauguração do primeiro Consórcio Social da Juventude no ABC Paulista. O consórcio faz parte do Programa Primeiro Emprego. O objetivo, segundo os organizadores, é qualificar 992 adolescentes da região do ABC e a expecativa após quatro meses de duração do curso cerca de 30% dos jovens sejam absorvidos pelo mercado de trabalho e outros 10% pelas cooperativas.

Participam também do programa a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, formada pela iniciativa privada, ONGs e prefeituras de região.