Baixar juros agora traria bolha de crescimento e inflação, diz Meirelles

01/03/2004 - 14h07

São Paulo, 1/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, tornou a dizer hoje que o grande desafio do Brasil é alcançar o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, baixar os juros neste momento traria a bolha de crescimento e inflação, resultando na diminuição do nível de investimentos no país, o que tornaria medíocre o desempenho econômico do Brasil.

Meirelles afirmou que o objetivo do Banco Central é atingir o centro da meta da inflação, de 5,5% para 2004. De acordo com ele, a taxa pode apresentar variação de 2,5 pontos percentuais para cima ou para baixo, podendo chegar a 8% no ano. Porém, ressaltou que o intervalo deve ser aplicado no caso de imprevistos durante o ano. "Quando se lança um dardo, existe um intervalo de tolerância que visa acomodar um erro de lançamento e no trajeto. Se olhássemos para a margem do alvo, em vez do centro, o erro seria muito grande", comparou.

Para o presidente do BC, a economia brasileira está dando sinais claros de que está no caminho da retomada do desenvolvimento. Meirelles enfatizou que apesar das críticas à política econômica adotada pelo BC, que reforçam a idéia de que o desenvolvimento está amarrado, não houve diminuição da atividade econômica principalmente no primeiro semestre do 2003.

"O país voltou a crescer no final de 2003 e iniciou 2004 crescendo. O Brasil teve muita dificuldade para obter recursos externos principalmente no ano passado, mas a situação está melhorando", afirmou. Meirelles participou da aula inaugural dos cursos de Economia e Relações Internacionais da Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap), na capital.