Supermercados vendem 22% menos em janeiro

26/02/2004 - 14h30

São Paulo, 26/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - As vendas no setor supermercadista caíram 26,39% no mês de janeiro, em relação a dezembro, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O índice é 2,26% mais baixo do que o registrado em janeiro de 2003. Segundo o presidente da Abras, João Carlos de Oliveira, o resultado se deve ao fato de o setor dos semiduráveis e não duráveis, que respondem diretamente ao nível de renda e emprego, não terem sentido os sinais de ligeira recuperação da economia, notados em 2003.

Oliveira salientou que janeiro é, tradicionalmente, mês de baixas vendas em que prevalecem as liquidações e as ofertas, além das promoções dos produtos comercializados especialmente na época de festas de final de ano. "Ademais, há uma maior concentração dos gastos familiares com pagamento de impostos, despesas escolares, entre outros, em detrimento ao consumo", afirmou.

As expectativas são otimistas para a Páscoa, segundo melhor evento do ano para o setor de supermercados, que devem aumentar suas encomendas para a indústria de 5% a 20%, de acordo com pesquisa da Abras. "Este ano, 34% das empresas comprarão volume maior do que o comprado no ano de 2003. Outras 43,4% manterão as encomendas nos mesmo patamares do ano passado", disse.