Rebeldes do Haiti se aproximam da capital

26/02/2004 - 9h13

A situação do presidente haitiano Jean-Bertrand Aristide é cada vez mais delicada. Rebeldes que pedem sua renúncia se aproximam da capital do país, Porto Príncipe, e o líder do movimento, Guy Philippe, disse a uma rádio que espera prender o presidente em breve. O conflito já deixou 55 mortos desde o início de fevereiro, quando as primeiras cidades ao norte foram rendidas à resistência rebelde.

Por medo, alguns haitianos já tentam fugir da ilha, localizada a sudeste de Cuba. O presidente dos Estados Unidos, George Bush, advertiu os haitianos que não tentassem tentar refúgio na Flórida, mas mesmo assim a guarda costeira norte-americana interceptou dois barcos com 140 imigrantes ilegais provenientes do país. Há informações que outros 250 cidadãos estão no mar, rumo à América do Norte.

Há 28 brasileiros residentes no Haiti, sendo 19 deles freiras que prestam serviços humanitários em cidades do interior. O Ministério das Relações Exteriores continua observando a situação de perto e, se for necessário, dará apoio para a retirada de todos os brasileiros do país.