Rio, 25/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - Cinco escolas de samba estão na briga pelo título de campeã do carnaval 2004 no Rio de Janeiro e a vitória pode ser decidida por décimos de diferença na apuração dos votos, que começará às 15h.
Portela, com as lendas e mistérios da Amazônia, e Viradouro, com o Círio de Nazaré, reeditando sambas antigos, fizeram desfiles emocionantes e, como não se via há muito tempo, o público inteiro cantou junto com os integrantes das escolas. A Imperatriz Leopoldinense, em mais uma apresentação tecnicamente perfeita, abordou a cor vermelha e o Pau Brasil. Também estão no páreo das favoritas a Mangueira, que uniu técnica e emoção ao abordar a Estrada Real que liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro, e a Beija-Flor de Nilópolis, que enfrentou chuva forte na apresentação do enredo sobre a preservação da Amazônia.
A Império Serrano foi a escola que despertou o público no Sambódromo, ao reeditar o enredo de 1964, "Aquarela Brasileira", baseado no samba de Silas de Oliveira que virou uma espécie de hino. Mas poderá perder ponto com o tombo da primeira porta-bandeira, bem em frente aos jurados.