Banco Popular do Brasil começa a operar amanhã em São Paulo

25/02/2004 - 11h29

Brasília, 25/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Banco Popular do Brasil (BPB), mais nova subsidiária do Banco do Brasil, começa a operar amanhã (26) na Grande São Paulo, com o objetivo de levar serviços bancários às populações com renda mensal de até R$ 1 mil, ao mesmo tempo em que facilita a concessão de empréstimos às micro e pequenas empresas. Trata-se, inicialmente, de um projeto-piloto que já está em funcionamento no Distrito Federal há duas semanas, em redes do comércio varejista (supermercados, farmácias, padarias etc).

A informação é da gerente-executiva do BPB, Fernanda Oliveira, adiantando que o projeto será levado também à Região Metropolitana de Recife, no dia 11, com expansão programada para as demais regiões no início de maio. "Este é um primeiro momento, cercado de todo cuidado, porque em estréia a gente sempre tem ajustes a fazer. Mas, passada essa fase de teste, pretendemos implantar, ainda neste ano, 4.500 pontos de atendimento, via correspondente bancário, em todo o país". Esta estimativa poderá ser ampliada, de acordo com a demanda pelos serviços, conforme o diretor de Canais do BPB, Robson Rocha.

Instituição financeira com personalidade própria, o BPB oferecerá todos os serviços básicos da rede bancária (abertura de contas, pagamentos de contas, poupança e crédito) e a prioridade será a inclusão bancária das populações de baixa renda e do setor informal. Estes segmentos serão beneficiados com operações de microcrédito, desenvolvidas com recursos provenientes dos 2% de saldo de depósitos à vista no Banco do Brasil, conforme resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN).