Turistas tomam conta do carnaval de Recife

20/02/2004 - 10h20

Recife, 20/2/2004 (Agência Brasil - ABr) - Milhares de turistas brasileiros e do exterior já se encontram nesta capital e em outras cidades pernambucanas para brincar o carnaval. Cálculos da Secrearia Estadual de Turismo indicam que a festa deve atrair 490 mil visitantes, 10 mil a mais do que no mesmo período do ano passado.

A movimentação favorece a rede hoteleira, que espera fechar negócios superiores a R$ 43 milhões, com a superlotação de hotéis e pousadas. As autoridades atribuem o crescimento ao investimento de R$ 3,6 milhões realizado para promover nacionalmente a riqueza das manifestações carnavalescas do Nordeste.

O clima de carnaval já tomou conta da capital, com desfiles de blocos formados por comerciantes e funcionários de empresas públicas e privadas, que decidiram se antecipar à abertura oficial da festa, ocupando as ruas ao som de orquestras de frevo.

Às 20h, o prefeito João Paulo vai entregar as chaves da cidade ao Rei Momo e à Rainha do Carnaval, assegurando que a festa popular está liberada em 41 pólos de animação espalhados pela cidade.

A apoteose do carnaval recifense vai acontecer na praça do Marco Zero, no centro da cidade, ao som do batuque do maracatu e os acordes dos violinos da Orquestra Sinfônica de Unirem, num espetáculo de rítmos africanos e música erudita comandado pelo percussionista pernambucano Naná Vasconcelos.

Tem frevo, ciranda, côco, caboclinho, mais de 100 artistas nacionais e regionais, 'Festa do interior', o 'Galo da Madrugada' e carnaval em Olinda.