TSE vai colaborar com o Timor Leste

19/02/2004 - 7h13

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral deverá participar da elaboração da nova legislação eleitoral do Timor Leste e continuar também colaborando como observador das eleições, e nos trabalhos de cadastramento de eleitores e de contagem de votos naquele país.

Na primeira reunião da Comissão Mixta Brasil / Timor Leste, criada para desenvolver políticas públicas no processo de independência daquele país, realizada ontem (18) no ministério das Relações Exteriores, foi discutido entre os temas pelos participantes a colaboração do TSE no processo eleitoral do Timor.

A parceria com o Timor Leste começou em 1999 com o envio de funcionários do Tribunal para preparar as eleições locais. Entre os anos de 2001 e 2002, o TSE enviou observadores eleitorais para acompanhar os preparativos e a escolha dos candidatos pelo eleitorado timorense.

O presidente do TSE, ministro Sepúlveda Pertence (E), participou de um almoço em homenagem ao ministro dos negócios extrangeiros e cooperação do Timor Leste, José Ramos-Horta (C), que também contou com a presença dos ministros brasileiros, Celso Amorim (Relações Exteriores) (D), José Viegas (Defesa), Roberto Rodrigues (Agricultura) entre outras autoridades que participam diretamente do processo de reconstrução do Timor.

Os trabalhos da Comissão estão sendo acompanhados pela assessora Internacional. Cláudia Gama, e pelo secretário de Informática, Paulo Camarão, ambos do TSE. A segunda reunião deverá acontecer no Timor Leste, a data do encontro ainda não foi definida.

As informações são do site do TSE.

19/2/04