Pólo feminino tenta vaga olímpica na Itália

18/02/2004 - 15h45

Brasília - A exemplo do time masculino, agora chegou a vez da equipe feminina de pólo aquático do Brasil, medalha de bronze no Pan-2003, tentar sua vaga para os Jogos Olímpicos de Atenas. Se o torneio pré-olímpico dos homens foi no calor carioca, o das meninas será no frio europeu de Impéria, na Itália. São quatro vagas a serem disputadas por 10 equipes, no período de 23 a 29 de fevereiro.

A seleção brasileira, treinada por Paulo Coutinho, viaja no sábado de carnaval (21). Das 13 atletas, apenas Camila Pedrosa, que atua na Grécia, se juntará ao grupo já em território italiano. As outras jogadoras são Claudia Graner, Tess Oliveira, Melina Teno, Mayla Siracusa, Viviane Costa, Flavia Fernandes, Andrea Henriques, Marina Canetti, Caterine Oliveira, Luiza Carvalho, Fernanda Lissoni e Cristina Beer. Apenas as quatro últimas não participaram da campanha nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana.

A seleção brasileira está na chave B, ao lado de Espanha, Nova Zelândia, Hungria e da anfitriã Itália. Já o grupo A é formado por Canadá, República Tcheca, Alemanha, Holanda e Rússia. O jogo de estréia do selecionado brasileiro, na segunda-feira de carnaval, é contra a Espanha, às 14h30 - hora de Brasília. Depois, seguem partidas contra Itália (24/2, 13h15); Nova Zelândia (25/2, 12h); e Hungria (27/2, 13h15). O Brasil folga no dia 26. Os dois melhores de cada chave estarão classificados para Atenas e lutarão pelo título do Pré-Olímpico, jogando o primeiro de um grupo contra o segundo de outro. Os vencedores fazem a final e os perdedores lutam pela medalha de bronze. As demais equipes jogam para definir as respectivas classificações.