pauta

18/02/2004 - 18h03

Rio, 18/2/2004 (Agência Brasil - ABR) - O barracão da Escola de Samba Unidos da Tijuca , que este ano desfilará no Sambódromo com enredo que trata da popularização da ciência, receberá amanhã (19), às 16h30m, a visita do Ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. Segundo informação divulgada hoje nesta capital pela assessoria de imprensa do ministério no Rio de Janeiro, a visita reflete o esforço do MC&T e sua sintonia com as instituições científicas brasileiras que estão se unindo para popularizar a matéria e melhorar a qualidade do ensino da ciência no país.
O enredo da Unidos da Tijuca, intitulado "O sonho da criação e a criação do sonho: a arte da ciência no tempo do impossível", é fruto de parceria entre o carnavalesco Paulo Barros e a Casa da Ciência, instituição da UFRJ integrante da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência-ABCMC, que reúne a maioria dos centros de divulgação cientifica nacionais e tem conexões com entidades estrangeiras do setor.
A assessoria revelou que muitos cientistas e pesquisadores de C&T já confirmaram presença na ala de Santos Dumont. Um deles é Ronald Hoffmann, Prêmio Nobel de Química de 1981. A Unidos da Tijuca será a 3a. escola do grupo especial a desfilar na Passarela do Samba no domingo de carnaval (22).
Pela manhã, o Ministro Eduardo Campos se reunirá com membros da diretoria da Academia Brasileira de Ciência, visitando em seguida o Jornal da Ciência. (Alana Gandra)