Inep e Capes estão sob novo comando

18/02/2004 - 19h24

Brasília, 18/02/2004 (Agência Brasil - ABr) - Eliezer Moreira Pacheco e Jorge Almeida Guimarães tomaram posse, hoje (18), na presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entidades ligadas ao ministério da Educação.

O ministro Tarso Genro destacou a capacidade técnica dos novos integrantes do governo e disse que a troca de comando não desabona as gestões anteriores. "São apenas novos critérios para um novo direcionamento de trabalho determinado pelo presidente", explicou Genro, referindo-se ao projeto de reforma universitária que o presidente Luís Inácio Lula da Silva vem anunciando, como próxima meta de governo na área educacional, desde a troca ministerial promovida no mês passado.

Guimarães foi pressionado por bolsistas da Capes já no primeiro dia de trabalho a promover a equiparação dos valores das bolsas concedidas pela entidade de fomento do ministério da Educação com as bolsas pagas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As ações da Capes, segundo ele, estarão voltadas à avaliação constante dos cursos de pós-graduação e também a programas de formação de quadros qualificados, à parceria com estados, bem como a projetos que colaborem para redução das diferenças regionais.

Com informações da UnB Agência